quinta-feira, 8 de maio de 2014

Água. Economize já.

A ausência de recursos hídricos no sistema Cantareira impõe medidas imediatas. Inegável que além da escassez de chuvas há falta de planejamento na gestão hídrica de São Paulo, mas é fato incontestável que a situação precisa ser resolvida ou minimizada para que não se instaure o caos para 9 milhões de pessoas que têm seus lares, negócios e empresas abastecidos pelo sistema Cantareira. A possibilidade de imposição de multa aos usuários que desperdiçarem água gerou polemica, a data de início da cobrança ainda não está definida – aguarda-se pelo parecer da Procuradoria do Estado.

A medida é questionável do ponto de vista legal, visto que o Governo não tomou as medidas necessárias para evitar a crise no abastecimento, também é necessário considerar que os mecanismos tarifários de contingência só poderiam ser adotados em casos de situação crítica de escassez quando a autoridade gestora dos recursos hídricos declarasse o racionamento o que não foi admitido nem pelo governo de São Paulo nem pela Sabesp. A medida é questionável sim, mas é necessária – nós precisamos de soluções já.

Também é preciso que haja uma mudança de valores, que se estabeleça de fato uma ética ambiental, que nada mais é do que o estudo dos juízos de valor da conduta do homem em relação ao meio ambiente.

A água é um bem vital que sustenta todos os seres humanos. A ausência de água seria o fim do planeta. Mesmo diante da importância da água em nossas vidas poluímos e utilizamos mal os nossos recursos hídricos. Isso precisa mudar por nós mesmos e pelas gerações futuras. Um bom exemplo do nosso descaso com o meio ambiente é a represa Billings que poderia ser a salvação para o colapso da Cantareira, mas não é por estar absolutamente poluída.

Bom revisitar as linhas do art.225 da CF: “Todos têm direito ao meio-ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. E, compreender efetivamente que todos temos de preservar o meio ambiente, que precisamos mudar nossos hábitos.  Bom, começo é economizar  água já.   #economizeaguaja


Nenhum comentário:

Postar um comentário