Negociação


A negociação é uma alternativa para resolução de conflitos tanto quanto a arbitragem, mediação, conciliação e o Poder Judiciário, nesses três últimos há um terceiro envolvido que auxilia ou decide a disputa. Na negociação não há um terceiro envolvido, nela é necessário o trabalho direto das partes envolvidas no que tangue a identificação de interesses e geração de valor. A negociação pode ser extrajudicial e/ou judicial.

Cabe ao advogado ter consciencia dos instrumentais a sua disposição e ser capaz de definir, para cada situação, qual a melhor forma de resolver determinado conflito de interesse. O profissional habilidoso vai analisar o caso concreto e ofertar para o cliente qual é a melhor via para se obter o melhor resultado. Em diversas situações a negociação apresenta-se com ótima alternativa.

Cabe ao profissional perceber na negociação behind the table, com o cliente, qual é o verdadeiro interesse do cliente, as opções para o caso concreto e qual a melhor alternativa.

É preciso que o negociador tenha conhecimento específico nas técnicas de negociação. Na atualidade a negociação demanda um profissional multifacetado, com sólido conhecimento jurídico e dotado de habilidades técnicas de negociação.

Cláudia Sequeira Marques, advogada responsável pelo escritório, ao longo dos últimos anos vem se aprimorando nas técnicas de negociação, sendo inclusive capacitada em Técnicas de Negociações pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas – GV Law.

Nenhum comentário:

Postar um comentário